jul/20 | em Notícias

Fulbrighter Helder Alves de Oliveira vence prêmio internacional de composição

Helder Alves de Oliveira, Fulbrighter do cohort 2019-2020 do programa de doutorado sanduíche,  venceu o Prêmio Internacional de Composição Eisenach Bach 2020, na Alemanha, com a obra orquestral “Ascensão”, Op. 39 (2019). O prêmio é patrocinado pela prefeitura de Eisenach (cidade natal de Johann Sebastian Bach) e pela Thüringen Philharmonie Gotha-Eisenach, que irá estrear essa obra na sua temporada 2020/2021.

“A peça de sete minutos para orquestra, com sua parte rica e colorida para percussão, suas relações rítmicas e tonais com a música sul-americana, nos convenceu pela discussão da tradição dos ritmos dos países do hemisfério Sul e a modernidade. Estamos contentes que a música do compositor, que ganhou muitos prêmios na América do Sul e no Canadá, esteja chegando à Europa ”, disse Annette Schlünz, explicando a decisão do júri do prêmio alemão. A composição do músico brasileiro venceu os outros 45 trabalhos de 22 países que foram enviados ao concurso.Sobre a influência do período como bolsista Fulbright na Louisiana State University na sua carreira, o músico afirma que foi a oportunidade que faltava para ser um compositor com bagagem internacional.  “Nos EUA, eu pude divulgar meu trabalho, representar a cultura brasileira, ter aulas teóricas e pude preparar recitais com músicos internacionais. Ter essa vivência, esse contato de perto com instrumentistas e professores de composição e teoria renomados é algo tão incrível, pois agora posso dizer que sei um pouco como o meio musical funciona em instituições americanas, que recebem forte influência e colaboração de instituições de outros continentes. Agora sinto-me preparado para enfrentar qualquer desafio no Brasil ou em qualquer outro país”, comenta.

O Fulbrighter é licenciado em Música e técnico em Piano pela UFRN e doutorando em Poéticas da Criação Musical na UFRJ, sob orientação de Liduino Pitombeira. O músico fez parte do seu doutorado com bolsa da Comissão Fulbright em 2019–2020 na Louisiana State University, nos EUA, sob supervisão do professor Jeffrey Perry. É possível conferir o trabalho de Helder no YouTube e no Soundcloud

O programa de doutorado sanduíche da Fulbright recebe inscrições até 2.8.2020. Confira o edital


Fechar Janela